o Porto em 7 percursos: a parte 3 do 1º ==> dos Leões

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp
Das 6 partes que dividi o percurso 1, este é o post 3. Tomei por base a sugestão de Germano Silva em seu livro Caminhar pelo Porto - 7 percursos pelas histórias e segredos da cidade.

parte 1 do percurso 1 foi da Praça da Liberdade e a parte 2 na área que tem como destaque os Clérigos (o mapa de todos os percursos está neste link). Depois da livraria que foi apresentada no post anterior, tem-se uma praça em que se sobressai um chafariz. Veja na imagem a seguir.

O nome do espaço é Praça Gomes Teixeira mas todos referenciam como Praça dos Leões. Um espaço disponível para passear e muitos locais para observar conforme descrevo a seguir e seguindo a sugestão do autor Germano Silva. 1. De um lado, o edifício que hoje abriga a Reitoria da Universidade do Porto. Um edifício enorme com uma arquitetura que marca o espaço da Praça.

2. e pode-se avistar a torre dos clérigos e o jardim que comentei no post anterior. O céu azul com a Torre ao centro fica muito bonito

3. Do outro lado o comércio denominado Armazéns Cunhas, muito conhecido pela sociedade portuense.

4. e ainda os espaços destinados às igrejas ligadas a Nossa Senhora do Carmo, Igreja das Carmelitas (na foto mais abaixo, da esquerda) e a Igreja do Carmo (na foto mais abaixo, à direita)

5. e ainda praça Carlos Alberto, bem ao fundo quando está na foto a seguir. Esta praça tem mais fotos e curiosidades em outro post do percurso sugerido no livro.

Algumas curiosidades:- na outra esquina da igreja do Carmo tem-se um grande brasão mesmo ali na parte superior do edifício. Como o autor cita, era comum te-lo nos prédios comerciais e residenciais, porém não na esquina 😏.

– Entre as duas igrejas do Carmo e das Carmelitas, a menor casa do mundo (em destaque na foto a seguir).

– os azulejos na lateral da igreja do Carmo 😍. Um trabalho muito bonito e que sempre que passo pelo espaço faço questão de ter uma fotografia.

A sequencia desta parte do percurso termina com a praça Parada Leitão, que está na foto a seguir.

Nesta Praça. que está em uma das laterais da Reitoria da Universidade do Porto, em determinados momentos do ano acontece por aqui uma feira de produtos locais, desde que o clima permita. E também um ponto de embarque e desembarque do Elétrico, que circula pela cidade. Para repor as energias, antes de seguir para a parte 4 do percurso, a sugestão fica para um café muito tradicional, o Âncora D´Ouro. No entanto, é mais conhecido por Piolho, como ponto de encontro de muitos acadêmicos de várias épocas e ainda nas referências dos estudantes quando no final de seus cursos.

Como é o fim desta parte do percurso, vale a pena um reforço nas forças com algo servido no Piolho (como sugestão do autor), para manter a tradição ou em qualquer outro desta área, já que tem-se vários. A parte 4 do percurso 1 continua com o Jardim da Cordoaria. Até a próxima.

admin

admin

Leave a Replay

Alertar no meu email