A Rotunda que é Praça e também o inverso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp
A Rotunda da Boa Vista é uma Praça, com o nome de Praça Mouzinho de Albuquerque.

É em homenagem a Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque, uma figura militar portuguesa dos finais do século XIX e que também foi governador-geral de Moçambique.

É um lindo espaço para passear, descansar, brincar. Pelo mapa da imagem abaixo é possível observar a quantidade de caminhos na parte interna da praça.

Fiz a captura das fotos a seguir no meio da estação outono de 2020 (um dia de sol, raro nesta época do ano)

Em cada uma das fotografias está uma das 8 passagens que pode ser utilizada para “entrar na Praça”.

De acordo com o site da Câmara Municipal do Porto, do ano de 1876 foi utilizada para realização de feiras, como a de São Miguel, a Feiras dos Moços e a Feira do Livro do Porto. Foi ainda palco de touradas e de corrida de bicicletas. Por fim foi local ainda para as festividades de São João.

O que se destaca na praça é o que está no centro: o monumento aos Heróis da Guerra Pensinsular (evento que uniu portugueses e ingleses contra os franceses da época de Napoleão). A escultura com o Leão em seu cume tem altura de 45 metros, que representa o símbolo da bandeira inglesa, sobre uma águia (que representa o império de Napoleão).

Na base estão retratados episódios de lutas e conquistas. Estão nas fotos a seguir

É um espaço da cidade do Porto que gosto muito de apreciar. Vou repetir este passeio nas demais estações do ano, para comparar o quanto este local tem alteração com as demais estações. Outono, já foi. Que venham as demais!

admin

admin

Leave a Replay

Alertar no meu email