A cidade natal dos meus filhos e do marido

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp
Macapá-Amapá. Morei aqui por 10 anos. Em termos de localização fica na parte do hemisfério norte do Brasil. Apenas uma pequena parte do estado fica no hemisfério sul. Então, sim, é cortada pela linha imaginária do Equador. A única capital do Brasil com este feito.

 

A foto acima é o marco da linha do Equador. Eu fiz o clique do monumento em 2013, quando o sol estava já em fase de “dormir”. O motivo é mais do que justo: estamos no meio do mundo. E por consequência o calor é intenso.
Quando estudamos estes assuntos de linha imaginária em geografia, tudo parece intangível. No entanto, no monumento está grafado a latitude ZERO que marca a linha, como na foto abaixo que fiz em 2006

 

Para além da identificação da linha do equador, o monumento possui um obelisco que permite ao visitante contemplar o equinócio e o solstício. O equinócio acontece nos meses de março e setembro de cada ano. Já o solstício é nos meses de junho e dezembro.
Assim, o equinócio em março, marcam o início da primavera no hemisfério Norte e o Outono no hemisfério sul. Já no mês de setembro, o equinócio marca o período do outono no hemisfério norte e a primavera do hemisfério norte.
Nos dias previstos para o equinócio, o sol fica alinhado no círculo do obelisco e projeta os raios do sol sobre a linha imaginária. Estes dias tem a mesma quantidade de horas para o dia e para a noite.
Já o solstício marca o início do verão e inverno ambos os hemisférios. Em junho é quando tem início o verão no hemisfério norte e inverno no sul. Em dezembro, é o inverso, com o início do inverno no norte e para o hemisfério sul começa o verão.
A imagem que fotografei do obelisco foi em 2013.
Uma curiosidade do local. Esta mesma linha imaginária é a linha central que divide ao meio o campo do estádio de futebol, como na foto que fiz em 2006.

O nome oficial do estádio é Milton Corrêa. E claro, o nome com o qual é conhecido não poderia ser outro: ZERĀO.

Em outros posts, tem mais curiosidades sobre a cidade natal das minhas crianças.
admin

admin

Leave a Replay

Alertar no meu email